09.02.2023
A história não contada da crise alimentar

A guerra da Rússia na Ucrânia marca um ponto de inflexão para um sistema alimentar global profundamente desigual e falho.

Read more
17.02.2022
Um compromisso ao centro? O que os resultados das eleições portuguesas significam

Agora que os cidadãos portugueses votaram é tempo de olhar para os resultados e analisar o que isto pode trazer (para o país e para o seu governo).

Read more
18.06.2021
Capital versus biosfera: uma agenda eco-social adequada aos tempos

A pandemia do coronavírus tem sido um lembrete da interconexão inerente da humanidade com o mundo natural. Ao mesmo tempo, a crise ameaça desvalorizar ainda mais a ação climática quando ela é mais urgente.

Read more
18.06.2021
Buen vivir: um conceito em crescimento na Europa?

O conceito de buen vivir ganhou visibilidade na América Latina nos últimos anos. Enraizado em visões de mundo indígenas, buen vivir baseia-se em uma compreensão da relação da humanidade com a natureza que está fundamentalmente em conflito com o antropocentrismo da modernidade. 

Read more
22.07.2020
Renda Básica e preparação para pandemia

Ao pensarmos em construir sociedades que possam estar prontas para pandemias e resistentes a choques, a renda básica precisa fazer parte desse cenário.

Read more
24.04.2020
A renda básica sempre foi uma causa feminina

A renda básica poderia ser aproveitada como uma ferramenta na luta pelos direitos das mulheres?

Read more
14.03.2019
Do que se esquecem os críticos do Pacto para o Bem-Estar

Esta semana, a publicação dos mais recentes relatórios da União Europeia em matéria de bem-estar foi recebida com o desagrado habitual de ministros e comentadores conservadores. Porém, os opositores ignoram a prosperidade que o sistema com 15 anos proporcionou, bem como as mudanças maiores que esta reviravolta tecnocrática representa.

Read more
14.03.2019
Europa: O próximo ato

Os últimos dez anos de crises políticas na União Europeia assumem a forma de peça de teatro na obra De nieuwe politiek van Europa[1], de Luuk van Middelaar. Através dos dramas dos últimos anos, esta entrevista com o historiador holandês leva-nos da fundação da UE no pós-guerra até ao ano de 2049, delineando aquilo que o regresso da política europeia poderia significar para as próximas décadas.

Read more
14.03.2019
A República Europeia na cena mundial

Quando pensava no mundo multilateral de conferências que outrora estudara, Sofia sabia que as lições do século XX não levariam a Europa longe na competição global tenaz que surgira desde então. Porém, não estava preparada para abdicar de todos os seus ideais, que iria perseguir com zelo realista.

Read more
14.03.2019
Economia Donut para um século XXI próspero

“Qual é a solução mágica ou a “bala prateada”?” Esta é a pergunta que Kate Raworth ouve constantemente. Enquanto economista e autora de Economia Donut, a sua proposta dos passos que a sociedade terá de dar nos próximos 30 anos é tão simples quanto clara. “As balas servem para matar. Eu estou mais interessada numa semente dourada. O que semear para que as nossas instituições, sistemas financeiros e quadro económico sejam concebidos de forma regenerativa e distributiva?”

Read more
  • 1
  • 2