25.04.2024
Um eterno migrante? O pertencimento dos ciganos à Europa

Luiza Medeleanu sobre a história e as visões para o futuro da maior minoria étnica da Europa.

Read more
09.02.2023
A história não contada da crise alimentar

A guerra da Rússia na Ucrânia marca um ponto de inflexão para um sistema alimentar global profundamente desigual e falho.

Read more
17.02.2022
Um compromisso ao centro? O que os resultados das eleições portuguesas significam

Agora que os cidadãos portugueses votaram é tempo de olhar para os resultados e analisar o que isto pode trazer (para o país e para o seu governo).

Read more
18.06.2021
Capital versus biosfera: uma agenda eco-social adequada aos tempos

A pandemia do coronavírus tem sido um lembrete da interconexão inerente da humanidade com o mundo natural. Ao mesmo tempo, a crise ameaça desvalorizar ainda mais a ação climática quando ela é mais urgente.

Read more
18.06.2021
Buen vivir: um conceito em crescimento na Europa?

O conceito de buen vivir ganhou visibilidade na América Latina nos últimos anos. Enraizado em visões de mundo indígenas, buen vivir baseia-se em uma compreensão da relação da humanidade com a natureza que está fundamentalmente em conflito com o antropocentrismo da modernidade. 

Read more
22.07.2020
Renda Básica e preparação para pandemia

Ao pensarmos em construir sociedades que possam estar prontas para pandemias e resistentes a choques, a renda básica precisa fazer parte desse cenário.

Read more
24.04.2020
A renda básica sempre foi uma causa feminina

A renda básica poderia ser aproveitada como uma ferramenta na luta pelos direitos das mulheres?

Read more
14.03.2019
Do que se esquecem os críticos do Pacto para o Bem-Estar

Esta semana, a publicação dos mais recentes relatórios da União Europeia em matéria de bem-estar foi recebida com o desagrado habitual de ministros e comentadores conservadores. Porém, os opositores ignoram a prosperidade que o sistema com 15 anos proporcionou, bem como as mudanças maiores que esta reviravolta tecnocrática representa.

Read more
14.03.2019
Europa: O próximo ato

Os últimos dez anos de crises políticas na União Europeia assumem a forma de peça de teatro na obra De nieuwe politiek van Europa[1], de Luuk van Middelaar. Através dos dramas dos últimos anos, esta entrevista com o historiador holandês leva-nos da fundação da UE no pós-guerra até ao ano de 2049, delineando aquilo que o regresso da política europeia poderia significar para as próximas décadas.

Read more
14.03.2019
A República Europeia na cena mundial

Quando pensava no mundo multilateral de conferências que outrora estudara, Sofia sabia que as lições do século XX não levariam a Europa longe na competição global tenaz que surgira desde então. Porém, não estava preparada para abdicar de todos os seus ideais, que iria perseguir com zelo realista.

Read more