The European Venue for Green Ideas
27.11.2017
A ordem de Barcelona – as cidades como peças fundamentais da globalização

Num mundo global como o atual, confiar exclusivamente nos estados-nação como meio de promover um modelo de desenvolvimento alternativo faz pouco sentido e esconde o papel que outros níveis de soberania podem ter, tanto numa escala mais global como numa escala mais local, tantas vezes ignorada. Assim, focos de oposição começam a surgir, não somente […]

Read more
10.05.2017
Enfrentar os Medos

Editorial: Numa Europa com um cenário político em mudança, o futuro da União – e, concomitantemente, o dos Verdes, em 2019 – será pautado, em grande parte, pela questão da segurança.

Read more
12.12.2016
Bens Comuns: Uma Revolução Discreta

De termo generalista a meio radical de contestação Há uma nova dinâmica política a desenvolver-se, impelida pelo ressurgimento de iniciativas promovidas por cidadãos com base no conceito de bens comuns: movimentos que contestam os regimes políticos e modelos vigentes. Surgindo numa altura em que a Europa vive um ponto de viragem na sua história, estes […]

Read more
01.07.2016
DEVEMOS AOS CIDADÃOS O SONHO EUROPEU

A União Europeia está longe de ser perfeita – de um ponto de vista Verde –, mas numa altura em que está ameaçada temos de nos juntar para a defender como ideia e projeto.

Read more
01.07.2016
Periferias Cosmopolitas

O desequilíbrio e a falta de solidariedade entre os Estados-membros são tais que o projeto se arrisca a ficar sem energia política, acarretando consequências adversas para todos nós.

Read more
17.04.2015
Os novos vencedores e vencidos do Médio Oriente

“A guerra”, disse o antigo filósofo grego Heráclito, é o “pai de todas as coisas”. Olhando para os sangrentos – na verdade bárbaros – eventos no Médio Oriente (e no Iraque e na Síria, em particular), pode-se ser tentado a concordar, mesmo que tais ideias não pareçam ter um lugar na visão do mundo pós-moderno da Europa de hoje.

Read more